27/06/19 às 15h29 - Atualizado em 2/07/19 às 19h50

Webinar INOVA 2019 – Tenho que criar uma ouvidoria, e agora?

Evento voltado para formação continuada dos ouvidores do Governo do DF

Daniela Pacheco, ouvidora PGDF e Andyára Wolney Assessora Funab

Na manhã desta quarta-feira (26), a Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal (Funab) esteve presente na primeira edição do Webinar Ouvidoria Inova 2019 com o tema “Tenho que criar uma ouvidoria, e agora?”. O evento, apresentado no auditório da Interlegis, é uma realização da Ouvidoria do Senado Federal em parceria com as Ouvidorias da União e da Câmara dos Deputados.

O encontro tratou sobre a Lei 13.460/2017, que tem como premissa a criação de um canal de comunicação entre o cidadão e os gestores públicos, como forma de promover a transparência da gestão pública e a excelência dos serviços prestados pelas prefeituras. Além disso, o seminário apresentou quatro painéis ilustrados por autoridades do setor.

A rodada de palestras contou com a participação do Senador Márcio Bittar, Ouvidor do Senado Federal, falando sobre o papel da ouvidoria e o Deputado Eduardo Barbosa, Ouvidor da Câmara dos Deputados, que desenvolveu um painel sobre a carta de serviço ao usuário de serviço público. Também esteve presente Helena Garrido, Consultora Jurídica da Confederação Nacional dos Municípios, falando sobre os reflexos das ouvidorias na gestão municipal.

Por último, Fabio Valgas, Ouvidor Geral da União adjunto, dissertou sobre os sete passos para criar uma ouvidoria. Entre eles, estão a Criação de Normas, a Escolha do Ouvidor, Equipe e Estrutura, os Canais de Atendimento, gestão: Tipos, prazos e respostas; a Divulgação e Capacitação.

A Funab conta com o apoio inicial da ouvidoria do GDF e da ouvidoria da Procuradoria Geral do DF. Para conhecer os cursos e materiais disponíveis, visite a página: http://www.ouvidoria.df.gov.br/