4/12/19 às 15h27 - Atualizado em 4/12/19 às 15h33

Seminário – Habilidades Profissionais em Gestão Pública

Entre os dias 25 e 27 de novembro os estudantes da Escola Superior de Gestão (ESG), cuja mantença pedagógica é desenvolvida pela Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal (FUNAB), apresentaram os seminários de Habilidades Profissionais em Gestão Pública. O evento materializa a premissa do projeto pedagógico do curso, que objetiva a promoção da experimentação, aliando teoria e prática, por meio dos trabalhos acadêmicos desenvolvidos ao longo do primeiro semestre do curso, dentro e fora da unidade educacional.

É nesse momento que os estudantes demonstram as aquisições de aprendizagem ao apresentarem diagnósticos das observações e práticas dos cenários de gestão da administração pública com os quais tiveram contato. “Este seminário concretiza, logo no primeiro semestre, o que está previsto no projeto do curso, para que os estudantes tenham uma experiência empírica de verificar e problematizar situações reais no exercício das politicas públicas”, conta Yonaré de Melo, coordenador do curso.

Nessa perspectiva, estudantes e tutores estiveram nos órgãos públicos do GDF onde técnicos e gestores explicaram como são geridas as atividades, desenvolvidos critérios e fluxos para o desempenho das funções relacionadas à gestão pública. “Buscamos mostrar para eles como atuamos na Secretaria de Economia (SEEC) com o assunto captação de recursos, tanto na questão de transferência voluntária, quanto na construção e captação para financiamentos”, explica Genésio Vicente, da subsecretaria de captação de recursos da SEEC.

Ricardo Pereira, estudante da ESG, diz que estar nesse curso significa dar os primeiros passos no serviço público, para o qual vem estudando há um longo tempo. “Me interessei pela proposta e me candidatei por essa razão: observar cenários práticos e aprender mais para estar preparado para o serviço público”, conta contente. Ricardo já fez uma graduação, mas não abriu mão de estudar mais, para se sentir ainda mais preparado. Após a experiência pratica o objeto do trabalho apresentado por ele foi a Subsaúde.

Além dessa vivência, também foram realizados laboratórios e palestras de experimentação da gestão pública, de planejamento governamental e de orçamento público. “Eles chegaram com alguma experiência e nós mostramos como cuidamos da regularidade fiscal do estado. Eles puderam, assim, vivenciar na prática quais são as demandas, dificuldades e os desafios do governo. Entenderam melhor quais são as nossas competências e como a gente enxerga o estado como um todo”, conclui Genésio.

Complementando a fala de Genésio, Roberto Rodrigues, da Diretoria de Saúde do Trabalhador (subsaúde/SEEC), afirmou que essa é uma experiência válida enquanto formação para os futuros gestores públicos, devido à carência latente do mercado por bons profissionais. “Essa oportunidade é bacana para que eles conheçam, de fato, o que é a gestão pública. Também para que haja uma interação deles com os projetos que elaboramos para que eles possam, a partir dai, desenvolver os seus próprios projetos”, disse.

Para Alex Oliveira, diretor executivo da ESG, esse é um dia importante, pois materializa o primeiro passo rumo ao sonho da graduação, com um diferencial: “Utilizamos as metodologias ativas, que trazem a pratica do dia a dia para a realidade acadêmica”, disse. Para ele, essa é a coroação da finalização do primeiro semestre e a oportunidade de verificação dos aprendizados dos estudantes.

Novos cursos

Simone Benck, diretora executiva da FUNAB, esteve presente durante as apresentações e pôde observar como o conteúdo e aprendizado adquiridos pelos estudantes, já faz na diferença do cotidiano deles. “É muito prazeroso e gratificante ver que os estudantes chegaram até aqui, nesse momento, e que esses quatro meses de trabalho coletivo entre a FUNAB E A ESG, culminaram nesse seminário, que faz a relação entre a teoria e as práticas vivenciadas no diversos órgãos do GDF. Eles abrilhantaram minha noite”, disse.

A FUNAB tem a previsão de desenvolver novos trabalhos com a ESG em 2020, com novos cursos credenciados junto ao conselho de educação. Serão cursos na área de tecnologia da informação, pós graduação Latu Senso, bem como nas áreas de gestão pública e gestão educacional. “Dessa maneira a parceria entre FUNAB e SEEC, por meio da ESG, deve se intensificar a cada dia mais, expandindo a oferta de educação superior pública no Distrito Federal”, observou Simone Benck.