Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/08/18 às 15h54 - Atualizado em 8/10/19 às 12h14

Logomarca FUNAB

COMPARTILHAR

 

A FUNAB foi criada em 2013 para ser a instituição mantenedora da educação superior do Distrito Federal com a missão de ofertar e manter o ensino superior público, por meio da produção e difusão de pesquisas, promoção de atividades de extensão universitária utilizando tecnologia inovadora e contribuindo para a construção de uma sociedade inclusiva, solidária, democrática e sustentável.

 

Nesta perspectiva, a FUNAB tem papel decisivo e urgente para a elaboração de uma política pública estadual de educação superior no âmbito do DF e área Metropolitana de Brasília. Tem como relevante diretriz, o fomento à utilização de metodologias de ensino problematizadoras, respeitadas as referências curriculares para cada área profissional, consoante as respectivas áreas de conhecimento.

 

Desta forma, a marca da FUNAB apresenta em sua constituição a silhueta do mapa do Distrito Federal, representando a região que deve impactar. Reforça, ainda, essa característica a cruz ao centro do desenho, que serve para remeter também à bandeira do DF. Além disso, a composição do desenho forma um livro com suas páginas abertas, o que faz alusão tanto à natureza aberta e inclusiva da instituição, como também a busca por conhecimento e o ensino em primeiro lugar.

 

Para maiores informações e usos adequados, seguem abaixo Normas de Aplicação da Logomarca da FUNAB:

 

NORMAS DE APLICAÇÃO DA LOGOMARCA DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ABERTA DO DISTRITO FEDERAL (FUNAB)

 

OBJETIVO:

Estabelecer critérios para a utilização da logomarca da Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal (FUNAB).

 

CAMPO DE APLICAÇÃO:

Estas normas aplicam-se a toda FUNAB, Órgãos Governamentais, Entidades e Instituições Parceiras.

 

1. DAS DEFINIÇÕES:

 

LOGOMARCA – Conjunto formado pela representação gráfica do nome de determinada marca, em letras de traçado específico, fixo e característico (logotipo) e seu símbolo visual (figurativo ou emblemático).

IDENTIFICAÇÃO – A instituição é identificada pelo seu nome por extenso (Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal), o logotipo (FUNAB) e símbolo.

MANUAL DE USO DA MARCA – O manual tem por objetivo estabelecer o uso correto da logomarca da instituição bem como a adequada aplicação das escalas cromáticas, fontes gráficas, dimensões, etc. Esse guia procura definir uma padronização visual e de usabilidade, fortalecendo a imagem da FUNAB. Sem um Manual de Uso da Marca, não existe uma referência a ser seguida.

 

2. DOS PROCEDIMENTOS DE EXECUÇÃO E RESPONSABILIDADES

 

2.1. As orientações indicadas no Manual de Uso da Marca (Anexo 1) devem ser integralmente cumpridas por todas as unidades da FUNAB, órgãos governamentais, entidades e instituições parceiras, quando se fizer necessária a utilização de elementos identificadores da Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal.

2.2. Todas as informações referentes à logomarca estão no Manual de Uso da Marca (Anexo 1) e devem ser seguidas por todas as áreas. Quando as necessidades específicas não forem abordadas no manual, cabe à área interessada consultar à Diretoria Executiva e Assessoria de Comunicação da FUNAB.

2.3. Todos os documentos oficiais da FUNAB devem constar a logomarca.

 

3. DAS VEDAÇÕES

 

3.1. É vedada a utilização da logomarca FUNAB em qualquer situação não prevista no Manual sem a autorização formal da Diretoria Executiva e Assessoria de Comunicação da FUNAB.

3.2. É vedada a produção, por conta própria, de uniformes ou equipamentos pessoais com o uso de elementos identificadores da FUNAB.

3.3. É vedada a inserção de qualquer arquivo com imagens (fotos e vídeos) ou de links externos para sítios eletrônicos, contendo a logomarca da FUNAB, sem a anuência da Diretoria Executiva e Assessoria de Comunicação da FUNAB.

3.4. É vedada a alteração da logomarca sem a anuência da Diretoria Executiva e Assessoria de Comunicação da FUNAB.

 

4. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

 

4.1. Os casos não previstos nestas normas devem ser enviados Diretoria Executiva e Assessoria de Comunicação da FUNAB para análise e indicação da melhor forma de aplicação do logotipo.

 

5. DA RELAÇÃO DE ANEXOS

 

5.1. ANEXO I – Manual de Uso da Marca

 

MANUAL_MARCA_FUNAB-1

 

 

Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

FUNAB

Residência Oficial da Granja do Torto - Parque Tecnológico de Brasília - BIOTIC, Lote 4, DF / FUNAB - 2° ANDAR CEP: 70635-81