Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/07/20 às 13h49 - Atualizado em 28/07/20 às 11h58

I Ciclo de Seminários sobre Gestão Pública

COMPARTILHAR

 

A Escola Superior de Gestão – ESG, unidade de ensino superior do DF cuja mantença pedagógica é realizada pela Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal – Funab,  promoverá durante todo o mês de julho o “I Ciclo de Seminários Sobre Gestão Pública”. No  evento, realizado virtualmente, serão abordados e debatidos temas como o desenvolvimento de soluções inovadoras em políticas públicas, capacitação e atualização de gestores e operadores de políticas públicas, o exercício da liderança no setor público, bem como a implementação dessas políticas.

 

A ESG objetiva com esse ciclo de seminários ofertar aos seus estudantes atividades acadêmicas qualificadas que promovam o estudo, a reflexão, o debate e a concepção do aperfeiçoamento da gestão de políticas públicas e, simultaneamente, estabelecer vínculos com as demais instituições de ensino superior, docentes e gestores de políticas públicas que se debruçam sobre os temas abordados.

 

Os temas serão apresentados por especialistas convidados que exercem a docência e realizam pesquisas científicas em instituições federais de ensino superior, bem como atuam na gestão de políticas públicas no serviço público distrital e federal. O Ciclo contará com quatro seminários e terá início hoje, às 19h30, com a palestra da professora doutora Lucélia Colombo, da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, com o tema “Soluções Inovadoras em Políticas Públicas”. O debate será mediado pelo professor doutor Rodinei Tarciano, que atualmente exerce a função de tutor na ESG.

 

O segundo seminário aconteceu na noite do dia 15 de julho e contou com a palestra do professor mestre Arthur Paes Wittenberg, com o tema “Por que capacitar a gestão pública é importante”. A mediação deste debate ficou por conta do professor especialista Yonaré Barros, coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública da ESG, que finalizou a noite com saudações amistosas e um texto do Ferreira Gullar.

 

O terceiro seminário do Ciclo acontecerá no dia 22 de julho, com palestra da professora doutora Renata Callaca Gadioli, sobre o tema “Liderança e Setor Público: Superando Paradigmas e Limitações”, contando como mediador o professor especialista Vanderly Caiana Caldas, que atua como tutor no Curso Superior de tecnologia em Gestão Pública, da ESG.

 

O quarto e último seminário do Ciclo será realizado no dia 29, com a palestra do professor doutor Vicente de Paula Almeida Júnior, professor Adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS/SC, sobre o tema “Como Implementar Políticas Públicas?”. A mediação ficará por conta da Professora mestra em ciências políticas Ilane Nogueira Matias Paravidine, atualmente professora no Centro Universitário ICESP e tutora no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, da ESG.

 

Os seminários serão realizados sempre na modalidade EAD, utilizando a plataforma virtual Google Meet, devido ao isolamento social necessário em decorrência da pandemia do novo corona vírus. O acesso será limitado a 250 pessoas. O publico alvo são os estudantes da Escola Superior de Gestão e acadêmicos. Recomendamos que o acesso se dê com dez minutos de antecedência.

 

Programação:

 

Ciclo de Seminários sobre  Gestão Pública

 

Seminário:
Soluções inovadoras em políticas públicas

Data: 10/07

Objetivo principal: apresentar aos estudantes casos concretos de instituições que buscaram

fomentar políticas públicas a partir do contato com gestores, desenvolvendo projetos e/ou

apresentando soluções inovadoras com esse público-alvo.

 

Seminário:

Por que capacitar a gestão pública é importante

Data: 15/07/2020

Objetivo principal: demonstrar a importância da formação/capacitação de gestores na entrega de políticas públicas de qualidade aos cidadãos.

 

Seminário:

Liderança e setor público: superando paradigmas e limitações

Data: 22/07/2020

Objetivo principal: estimular estudantes a assumirem posições de protagonismo dentro de suas respectivas instituições, partindo do exemplo de casos concretos que desmistificam a associação de senso comum do setor público à ineficiência.

 

Seminário:

Como implementar políticas públicas?

Data: 29/07/2020

Objetivo principal: explicar quais são as fases específicas de implementação de uma política pública construída conforme as demandas dos gestores, apresentando os desafios e as possibilidades inerentes ao processo.

 

 

 

Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

FUNAB

Residência Oficial da Granja do Torto - Parque Tecnológico de Brasília - BIOTIC, Lote 4, DF / FUNAB - 2° ANDAR CEP: 70635-81